20.12.14

Mas que raios se passa com a sociedade? || Livros



Estava eu a ver livros na Bertrand, quando entra uma senhora acompanhada com um rapaz(parecia ter 16 anos) e uma rapariga(aparentava ter 12 anos), suponho que fossem filhos dela. Ou seja: estava eu a ver livros NUMA LOJA DE LIVROS e entram 3 pessoas. A parte da loja de livros é extremamente importante.
Então não é que a rapariga se vira para o rapaz e lhe pergunta "porque é que estamos num sítio só com livros?" e ele responde "se estamos numa livraria querias o quê? Chocolates?". Tenho que admitir que foi uma boa resposta mas a rapariga não percebeu bem(chocante eu sei) e voltou a perguntar, depois a senhora diz-lhe que os livros, no tempo dela, eram a única coisa que se recebia(quando tinham direito a receber dos pais, coisa que era raro acontecer) e que os livros fazem-nos refletir na vida, ser criativos, aprender novos vocábulos, e disse mais coisas que eu não me lembro. A rapariga olha novamente para o rapaz(e claro, nesta altura já estava eu, e o resto das pessoas da loja, a olhar para eles) e pergunta o que ele vê nos livros. O rapaz manda-lhe um olhar matador e responde(e preparem-se porque é literalmente a melhor resposta de todas) "olha lá Leonor(acho que era Leonor), vens a uma loja de livros e não sabes o que vens ver? Pior, foste tu que sugeriste vir, não fui eu. Por isso eu acho que já devias saber o que te esperava, não? Mas se queres mesmo saber: os livros são como outro mundo, e eu, já que não gosto do que gostas nem tenho amigos, só os posso ler porque é a minha única opção. Por isso, é normal que eu prefira ler e prefira que me comprem livros do que estar a aturar miúdas mimadas."
Só me apetecia tirar uma foto e mostrar a cara da rapariga depois de ele ter dito isto! Mas não podia, porque isso seria violar os direitos dos outros. Houve quem tivesse tirado fotos a esta "guerra" mas isso já é outra história...

E escrevi este grande pequeno texto para quê? Foi simplesmente para vos mostrar que nem todos respeitam as opções dos outros e eu vejo que os miúdos que nasceram entre 2002 e 2008(sim, até já digo números), ou seja os miúdos que têm 6 a 12 anos, não sabem o que é um livro! Quer dizer, eles sabem o que é, eles sabem para que serve mas será que sabem usá-lo? Pois, disso já não tenho a certeza. Problemático, é só o que tenho a dizer.

4 comentários:

  1. Tanto há adolescentes que gostam de ler como há outros que não. Se calhar os que não gostam, nunca foram incentivados e por isso não sabem o que perdem. Agora por vezes apetece-me pegar num livro bem grosso e espetar na cara das pessoas que dizem que os livros são inúteis e que não trazem nada de jeito.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, que raio se passa com a sociedade? Ler é das melhores coisas e as crianças estão a deixar de dar valor a isso e só querem saber de tecnologias que não têm metade da magia que os livros têm...
    ps: gosto muito do novo estilo do blog ;)
    http://bloguedaabby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Qual é o e-mail para te contactar?

    ResponderEliminar