25.8.17

Regresso às Aulas || Experiência no 11º ano

O 11º ano foi diferente do 10º. Estava com algum medo dos exames e do horário monstruoso. Como no ano passado, fiquei na mesma escola e a minha turma ainda era mista. Isto quer dizer que na mesma turma haviam 2 áreas diferentes, línguas e humanidades e ciências socioeconómicas. Este ano, acho que todos nós amadurecemos porque não houve tantas confusões entre nós como no outro ano. Apesar de me dar bem com a minha turma, ainda continuo a preferir as outras.


Assim como no ano passado, tive 7 disciplinas. As gerais: português, educação física, filosofia e inglês; e as específicas: história A, alemão e geografia A. As gerais e geografia eram dadas com os de ecónomia porque tinhamos as mesmas disciplinas. Este ano, 3 professores eram diferentes dos do último ano.

Português
Esta foi uma disciplina em que a professora mudou. Preferi o programa deste ano e não o achei muito difícil. A leitura obrigatória, Os Maias, foi o que mais gostei. Eu gostei muito d'Os Maias. E sim, faço parte da população que leu o livro e gostou.
Como era de esperar, esta disciplina era uma que exigia trabalho da nossa parte e fazermos para além do que nos era proposto para termos resultados melhores. O que aconteceu que não era suposto, foi a nossa professora ter ficado o segundo período sem nos poder das aulas porque partiu o ombro. Durante esse período, lê-mos Os Maias com outra professora e acho que isso me ajudou a perceber mais o início. Eu consegui subir a nota! Passei de 12 valores, do décimo ano, para 14 (se bem que tive um 15 lá pelo meio devido a ser outra professora no segundo período).

Educação Física
Para mim é aquela disciplina em que não me esforço. Como não conta para a média, passar com 10 ou 15 é praticamente o mesmo. As modalidades também foram as mesmas de todos os anos por isso não vale a pena entrar aqui com pormenores. Este ano entrei para a equipa de rugby da escola e o professor era o mesmo.

Filosofia
O ano passado, quando fiz um post sobre o 10º ano, disse que quem tinha uma professora gostava mais de filosofia. Eu concordo! No 11º ano, trocámos de professor (ficámos com uma professora) e foi totalmente diferente. Começámos a perceber o que era a filosofia e como devíamos estudar. Ela dava muitos apontamentos em forma de esquema, o que ajudava muito. Consegui acabar a disciplina com 14! E passei de 12 para 15 no 11º ano. Foi ótimo mas continuei a não gostar da disciplina.

Inglês
Senti muito a diferença entre um ano e o outro. A professora também mudou e esta não é muito boa em inglês. Os testes dela eram quase para os miúdos do 5º ano, por isso eram muito fáceis. Tive sempre 18 e 19 nos testes e acabei o 11º com 18 mas, como no outro ano tive uma nota pior, fui com exame a 17. O exame não foi difícil mas achei o da primeira fase mais acessível que o da segunda (que foi o que eu fiz). No exame, ou acertamos um exercício todo e temos toda a cotação ou erramos, nem que seja uma letra, e temos zero. Tive 13,9 no exame. Foi mesmo mau mas continuo com o 17 (porque fui como externa) à disciplina.


História A
Esta foi disciplina que mais me custou ter. Não gosto de história nem de falar em "politiquices". Com isto refiro-me aos sistemas de votos ou guerras entre partidos durante um determinado período. Quer dizer, gosto de falar sobre o assunto e até mesmo sobre as constituições mas decorar muitos nomes que não servem para nada, isso não. Este ano foi muita matéria desse género mas mesmo assim preferi a deste ano do que a do 10º. Gostei de algumas temáticas, poucas mas gostei de algumas.
Não temos tanta coisa sobre Portugal e isso para mim é um ponto positivo! Nunca foi uma matéria que eu gostasse. Também consegui subir a nota, de 12 para 14.

Alemão
Como já devem saber, eu adoro alemão! Tive uma facilidade em aprender que não vos sei explicar. Adorei o primeiro ano mas este segundo não foi bem assim. As minhas notas foram sempre entre os 17 e 19. Houve muita gramática este ano e em alemão é chata. Existem muitas declinações mas não é difícil se nos focarmos. Mantive o 17, por isso fui com 17 a alemão e consegui tirar 16,9! Terminei a disciplina com 17. O exame foi muito fácil!

Geografia A
Tenho que vos dizer que o pior período foi o primeiro. Foi só agricultura, agricultura e mais agricultura. Depois passámos para as cidades e transportes que foi bem fácil. Geografia não é difícil mas ter os professores certos, ajuda e muito. A nossa professora, que também era nossa DT, dava-nos fichas e powerpoints que passava nas aulas. Mantive o 17, fui com 17 a exame e lá consegui tirar um 15,6 que ajudou-me a não baixar a nota. Acabei com 17 a disciplina. O exame foi um pouco complicado nas questões de escolha múltipla.

E pronto, foi assim o me 11º ano. A minha média subiu e eu estou muito ansiosa para o 12º. Escolhi geografia C e inglês mas tenho curiosidade com psicologia (disciplina que não vou ter). Vamos ver como corre o meu último ano de secundário.
Como foi o vosso ano letivo?

4 comentários:

  1. Que bom que subiste a média, isso é ótimo! Vais ver que o 12º ainda te corre melhor ^^
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube


    ResponderEliminar
  2. Amo português, história, filosofia e inglês ainda não domino mas gosto muito e quero aprender!
    Parabéns pela média :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar