26.1.18

Opinião || Make Good Art

Foto retirada daqui.
Assim que acabei de ler este livro, escrevi esta opinião. Tem por base um discurso que o Neil Gaiman fez, em 2012, sobre arte. Quando digo arte, falo em qualquer tipo de arte: escrita, cinema, teatro, música, fotografia, pintura...

Se não quiserem ler, podem simplesmente ver o discurso porque o livro está praticamente igual! Este discurso foi feito na Universidade de Artes em Filadélfia, em 2012. Porém tudo o que ele diz pode, e deve, ser aplicado hoje! 

Andava para ler este livro há pouco mais de 6 meses e na altura no NaNoWriMo estive quase para o ler mas não tinha vontade de fazê-lo. Como todos os anos, um grupo no Goodreads faz maratonas trimestrais e eu costumo participar sempre. Uma das categorias para esta primeira, era ler um livro sobre arte. Lembrei-me logo do Make Good Art do Neil Gaiman. Se o nome dele vos for estranho, pensem em Coraline. Foi ele que escreveu esse livro, assim como muitos outros.

Foto retirada daqui.
Todo o livro é assim, cheio de imagens, cheio de arte. É muito inspirador! Gaiman fala na sua história, de como ele aprendeu a fazer boa arte em apenas 5 passos. Conta-nos também várias histórias, até da própria Coraline (que ganhou este nome por um erro de Neil mas que, rapidamente, se tornou um sucesso). Acabamos por aprender muito com ele, a maneira como ele fala de arte é fenomenal, vê-se que ele respira arte! 

Essa foi a lição mais difícil para mim, acho: relaxar e aproveitar a caminhada, porque a jornada leva-nos a alguns lugares memoráveis e inesperados.  (tradução feita por mim).
Acho que é um livro essencial para qualquer pessoa que gosta de fazer arte. Para mim foi essencial e sei que o vou reler em breve! Fez-me sentir de novo o gosto pela escrita, neste caso, e isso tem-se refletido na maneira como tenho escrito, tanto no blog como no meu livro. Tudo sobre o Make Good Art é ótimo, desde a escrita, design das páginas, a criatividade por trás deste livro, absolutamente tudo. Aconselho todos a darem-lhe uma oportunidade, até porque é curtinho e lê-se em menos de 1 hora! Vão ficar marcados para a vida!


Título Original: Make Good Art
Autor: Neil Gaiman

Pontuação:

Sem comentários:

Enviar um comentário