22.12.14

Livros do CNL

Hoje vou dar a conhecer um concurso que já está vai na 9ª edição e acontece todos os anos lectivos desde então. Este é um concurso que a maior parte de vocês deve conhecer. E quem vai participar? Eu! Participei quando estava no 7º ano e agora vou participar no 9º(não participei no 8º porque o dia para fazer uma ficha sobre o livro calhava no dia 15 de janeiro e esse dia é o meu dia de anos).
Os livros deste ano são "Bichos" de Miguel Torga, e  "Peregrinação de Fernão Mendes Pinto" adaptação de Aquilino Ribeiro.


Acho que os livros têm capas diferentes, mas os que tenho têm essas duas capas. Os livros são super pequenos(o primeiro tem 93 páginas e o segundo tem 142).
Estou em pulgas para ler "Peregrinação de Fernão Mendes Pinto", simplesmente porque eu gosto de livros históricos. "Bichos" não é propriamente um livro que queira muito ler, mas como é obrigatório,  para o concurso, tenho de o ler.
Deixo-vos com um excerto de "Bichos" e a sinopse de "Peregrinação de Fernão Mendes Pinto".
«Querido leitor: São horas de te receber no portaló da minha pequena Arca de Noé. Tens sido de uma constância tão espontânea e tão pura a visitá-la, que é preciso que me liberte do medo de parecer ufano da obra, e venha delicadamente cumprimentar-me uma vez ao menos. Não se pagam gentilezas com descortesias, e eu sou instintivamente grato e correcto (…)»Miguel Torga

A obra relata a chegada de Fernão Mendes Pinto ao Oriente. Nas suas crónicas, apresenta as expedições dos descobridores e conquistadores portugueses. A imagem dos navegadores portugueses que passa nesta obra é sobretudo a do herói como um anti-herói, capaz das piores façanhas para lograr os seus objectivos, geralmente pilhar e roubar as populações nativas para enriquecer e regressar à pátria.A adaptação de Aquilino Ribeiro aproxima o texto do público jovem. 

E vocês? Já participaram no CNL/vão participar este ano? Se sim, que livros leram? 

Sem comentários:

Enviar um comentário