17.5.15

10º Ano

Este post foi pedido por uma menina via e-mail. Antes de começar com o post, quero dizer que esta é a minha opinião, é a minha pesquisa e que as dicas que dou é por experiência própria e de pessoas que conheço.

O nome, imagem e e-mail estão assim porque a menina queria continuar anónima.

As pré-matrículas na minha escola só começam esta semana e, pelo que me disseram, podes escolher agora uma coisa e mudar durante as férias.

Existem várias áreas por onde escolher entre os cursos científicos-humanísticos e os profissionais.
A diferença entre uns e outros é que os profissionais estão voltados para a inserção no "mundo do trabalho" quando acabar o 12º ano, no entanto pode-se prosseguir com os estudos a nível superior. Os profissionais são cursos de 3 anos e é equivalente ao 12º ano.
Os científico-humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos no ensino superior.

Existem 4 cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias(CT), Ciências Socioeconómicas(CS), Línguas e Humanidades(LH), e Artes Visuais(AV).


E agora? Como escolher?
Faz uma lista com todas as disciplinas e atividades extracurriculares que tens, e coisas que gostes de fazer. Eu fiz uma lista das disciplinas que tinha, porque não tenho outras atividades:

  1. Físico-química x
  2. Espanhol
  3. Matemática x
  4. História 
  5. Educação Física x
  6. Geografia 
  7. Língua Portuguesa
  8. Inglês 
  9. Ciências
  10. Instrumento
  11. Formação Musical
  12. Orquestra 
  13. Coro

À frente de cada disciplina meti um certo ou uma cruz, isso quer dizer, respetivamente, que gosto ou que não gosto da disciplina. Os que têm uma bolinha são as disciplinas que não adoro mas que não desgosto totalmente.
Com esta lista consegues ver o que gostas e o que não gostas, e isso é uma maneira de tu escolheres o que queres. Outra maneira é teres uma ideia da profissão que queres seguir e procurar o curso que tem essa profissão como saída de trabalho. A melhor maneira é falar com pessoas que já passaram pelo 10º ano e/ou mesmo curso que queres e perguntar-lhes como é/foi, e claro perguntar aos teus pais o que eles acham.


TODOS OS CURSOS TÊM ESTAS DISCIPLINAS:
  1. Português
  2. Língua Estrangeira I, II ou III
  3. Filosofia
  4. Educação Física
CADA CURSO TEM A SUA DISCIPLINA ESPECÍFICA
  1. CT: Matemática A
  2. CS: Matemática A
  3. LH: História A
  4. AV: Desenho A
Depois há disciplinas que podes escolher. Deixo-te um bom site para veres isso aqui! Esse site tem também algumas das saídas profissionais de cada curso. Como viste eu não falei muito dos cursos profissionais porque cada um é diferente e existem imensos cursos diferentes.

MINHA ESCOLHA
Como, praticamente, toda a gente já sabe, eu tenho uma ideia do que quero fazer. Quero seguir  turismo/hotelaria. Para isso vou para Línguas e Humanidades que é, penso eu, a escolha mais acertada. O curso de LH tem as minhas disciplinas preferidas e é o curso que dá para turismo/hotelaria. Depois de muito pensar, lembrei-me que existe o curso de Turismo e Hotelaria na minha escola. fui ver o plano de estudo e vi que tinha matemática. Ainda estou a pensar seriamente na minha escolha, já que se puder ir para o curso profissional vou. Mas o curso tem matemática e eu simplesmente não suporto matemática, por isso veêm o meu dilema. Mas de qualquer maneira devo ir para LH uma vez que posso prosseguir os estudos e se mudar de "coisa que quero fazer" posso, enquanto que em Turismo ia ser mais complicado.


Marta, espero ter ajudado. E espero que tomes a escolha, que para ti, é a mais acertada. Lembra-te que podes mudar a tua pré-matrícula a qualquer momento nas férias.
E vocês já sabem para o que vão?

3 comentários:

  1. Obrigada Carina. Ajudas-te. Acho que vou para economia mas posso mudar depois. Obrigada por nao teres ignorado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se mudares de ideias podes sempre mudar. Boa sorte em economía!

      Eliminar
  2. Por exemplo eu estou em línguas e humanidades e tenho literatura portuguesa e geografia. as disciplinas que uma pessoa pode escolher depende muito da escola

    ResponderEliminar