26.8.15

Regresso às aulas || Cadernos ou dossier

Vamos ignorar o facto de eu estar a escrever este post no meu telemóvel (foi a única maneira possível neste momento).


Talvez seja só eu, mas quando chega agosto já estou a pensar no próximo ano lectivo. Uma das partes mais difíceis, para mim, é escolher o que vou usar para escrever: cadernos ou dossier (alguns chamam-lhe capa com argolas). Como é óbvio, ambos têm vantagens e desvantagens.

Cadernos
Dependendo do modelo e do número de folhas, podem ser uma boa opção se não quisermos levar muito peso. Este "método" é aconselhado para o secundário porque se tem menos disciplinas do que no básico.



  • Os cadernos de capa preta são os mais baratos e têm uma ótima qualidade, isto é se cuidarmos bem deles. Quando usava cadernos destes, metia sempre uma daquelas coisas de plástico para escapar os cadernos e sempre deu certo. É claro que a capa podia descolar e se assim fosse eu metia a primeira e a última folha na capa de plástico. Estes cadernos têm um problema: muitos deles só têm 46 folhas e 80, isto para mim é definitivamente problemático porque eu escrevo muito. Outro problema é que temos de ter um portefólio para arquivar os testes e outras coisas que os professores nos dão, como fichas. Pior que não ter onde escrever só mesmo não poder escrever tudo outra vez para ficar organizado sem estragar o caderno todo.
  • Os cadernos de argolas são um pouco mais caros que os de capa preta mas são ótimos para aquelas pessoas que preferem escrever com com eles dobrados. Muitos destes cadernos já têm 120 a 160 folhas, o que para mim é ótimo! A capa pode dura ou de cartão: os de capa dura são os melhores porque são mais resistentes mas são mais caros e tornam-se mais pesados; os de cartão estragam-se mais facilmente e não temos a opção de os encapar. Como todos os cadernos temos de comprar uma capa para arquivar tudo o que é importante.
  • Os cadernos multi-disciplinas são bons porque têm muitas folhas (alguns chegam a ter 240 folhas!) e podemos juntar todas as disciplinas num único sítio (isto é, se vocês escreverem pouco nas aulas). Também são os mais caros e mais resistentes.
Os cadernos podem ser de agrafos ou argolas, a4 ou a5, de uma disciplina ou multi-disciplinas. Os a4 dão mais jeito para escrever do que os a5.
As vantagens dos cadernos são: eles são leves (dependendo do modelo, número de folhas e o quantos temos de levar), práticos e dão mais jeito para escrever. As desvantagens são: o número de páginas é limitado e sempre que não tivermos mais folhas temos que comprar um caderno novo, muitas vezes não o usamos até ao fim, quando uma folha se rasga temos que passar tudo a partir daí ou ficamos sem aquela folha (que pode ser importante), não podes arquivar os testes e fichas no próprio caderno e não podes desenhar na capa do caderno (por dentro) porque os professores também a avaliam.


Dossier
Apesar de não ser o "método" mais utilizado, pode ser o mais organizado e o que tem mais margem de manobra, se é que me entendem.
  • dossier fino é ótimo para quando temos uma ou duas disciplinas e o volume de folhas não é muito grande. Tem o problema de as argolas serem na parte do meio (onde o dossier dobra) e isso pode fazer com que as folhas se rasguem.
  • O dossier de lombada estreita é bom para quando temos mais disciplinas ou um volume de folhas maior. Um dos problemas é as argolas serem na parte do meio, mas alguns já não as têm aí. Este tipo de dossier é o mais usado na escola pois não é muito pequeno nem muito grande e pesado. 
  • O dossier de lombada larga é o melhor para arquivar porque leva bastantes folhas e torna-se pesado se o levarmos para a escola.
  • O  dossier de plástico pode ser melhor porque não se estraga tanto como os outros, pode levar mais folhas porque como é de plástico acaba por ser flexível. Pode apanhar chuva que não se estraga, mas as folhas podem se estragar porque eles não são fechados.
  • O dossier com fecho é bastante caro para um dossier apesar de ser o que mais protege o que tem no interior (folhas). Como tem fecho, as folhas não se perdem quando fechado.
Os dossiers podem ser finos, de lombada larga ou fina, de plástico, com fecho, 4 argolas ou 2. Os de 4 argolas são mais estáveis do que os de 2, mas furar as folhas pode ser complicado porque (que eu saiba) ainda não há furadores com 4 furos.
As vantagens são: todas as disciplinas podem estar no dossier, podes ter tudo num único sítio, não é preciso passar todas as folhas se nos enganarmos apenas numa, quando as folhas acabam podes pôr mais e no fim dos períodos podes tirar as folhas ou no fim de cada módulo (pelo menos no ensino profissional sei que é assim. no dito "normal" não sei). As desvantagens são: pode tornar-se pesado, temos que comprar reforços para as folhas, podes ficar sem folhas nas aulas e as argolas podem se estragar.

Há marcas e marcas de cadernos e dossier. Pessoalmente, não gosto dos cadernos da oxford porque as folhas são demasiado grossas para o meu gosto. Prefiro os cadernos da marca note it (continente) porque as folhas são mais finas e as linhas são pretas, e eu tenho de escrever em folhas com linhas pretas (enfim, manias minhas). Para dossier, gosto dos da note it e os better binders da Staples. Estes últimos custam mais ou menos 8 euros, o que é caro, mas têm uma qualidade muito boa. As argolas não abrem da maneira convencional (há um botãozinho que as abre, não sei explicar. se forem à Staples vejam estes dossiers) e os cantos são revestidos, desta maneira duram muito mais tempo.


Este ano vou usar dossier, porque acho mais prático e mais organizado. Para os resumos vou usar os cadernos do ano passado que têm ainda têm folhas. E vocês como vão fazer este ano?

6 comentários:

  1. eu sempre usei cadernos de capa preta e uma folder ou um dossier daqueles super finos para guardar papeis que os profs vao dando. Nao se perdem folhas e esta tudo organizado. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu uso sempre cadernos de argolas com bastantes folhas, a pesar de serem muito pesados caso tenhas muitas disciplinas por dia. Prefiro os cadernos porque posso decorá-los à vontade (até porque os meus professores não se vão dar ao trabalho de ver como é que andam os cadernos).

    ResponderEliminar
  3. Eu vou usar cadernos, como no último ano.

    http://mylittlesecretworld15.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre usei dossiê mas este ano decidi variar e experimentar cadernos, porque eu acabo sempre por estragar as argolas e tenho de comprar muitos por ano e também porque as minhas folhas, mesmo com aquelas proteções (não sei como se chamam), estavam sempre numa lástima. Por isso decidi arriscar e comprar cadernos! Vamos ver como corre...xD

    ResponderEliminar
  5. Este ano vou usar um dossier better binders da staples porque são muito resistentes, embora sejam bastante caros.

    ResponderEliminar