17.9.15

Regresso às aulas || DIY

Para ser sincera, pensei em fazer o típico post de DIYs em que mostrava uns vídeos de cadernos personalizados. Não me interpretem mal, eu gosto imenso de ver esses vídeos só que acho que acabamos todos por mostrar quase o mesmo. Então decidi mostrar-vos como fiz a minha agenda/bullet journal. É diferente e pode ser que ajude alguém, pelo menos a mim ajuda-me muito!

Antes de começar queria pedir desculpa pela qualidade das fotografias, é que estão mesmo más. Espero que consigam ver!


A minha agenda foi feita num caderno A5 que comprei no Continente, O caderno tem linhas e quando o comprei pensava que era de folhas lisas mas lá me desenrasquei. Não dá para perceber mas o caderno tem duas fitas castanhas que servem para marcar as páginas.


Quando abro o caderno/agenda isto é o primeiro que vejo. Isto ajuda-me muito mesmo! Há ícones que uso para a vista mensal e outros para a parte do bullet journal. Os do lado esquerdo, com excepção dos dos últimos, e os 3 com cores do lado direito (ou seja os que se referem a coisas pessoais, música/séries e escola) são usados na vista mensal e os restantes no bullet journal.


A vista mensal é mais ou menos assim. Os quadrados pintados de cinzento são "quadrados a mais" para o mês e os pintados a azul (que não se nota mas é escuro) são os dias de férias. Aqui meto tudo o que acontece de importante durante o mês mas de acordo com a legenda da primeira página. Por exemplo, no dia 11 está escrito BMTH em rosa porque o novo álbum dos Bring Me The Horizon saía nesse dia e está na categoria de música, já no dia 10 tenho escrito R5 concert em azul porque é um concerto a que ia (daí ser uma coisa pessoal). A parte que pode ser confusa de vos explicar é esta mesmo. Uso o rosa apenas para novas músicas ou novos álbuns/videoclipes (tudo o que se pode considerar música, até mesmo entregas de prémios) ou novas temporadas de séries ou até filmes que quero ir ver. Quando souber a data dos MTV EMA escrevo a rosa porque é de música e eu não vou, se fosse escrevia a azul. Se for ao cinema já escrevo em azul (acho que já me entenderam).


Logo depois da vista mensal vem a vista semanal. Aqui meto tudo o que o que escrevi na vista mensal mas com mais pormenores, por exemplo amanhã (dia 18) tenho apresentação às 10h30 e, como é relacionado com a escola está escrito a verde, tenho também dentista às 14h (vou meter aparelho amanhã, help!). Já no dia 24, a minha mãe faz anos e eu escrevi apenas mãe a laranja porque sei que o desenho dos aniversários está a laranja. No dia 23 começa o outono, e na vista mensal tenho lá uma pequena folha que indica isso. Escrevi a azul escuro porque são dias especiais.


Aqui tenho dois dias especiais, o magusto e o halloween. Escolhi esses desenhos por motivos óbvios (o segundo é a cara do Jack Skellington do filme O Estranho Mundo de Jack que é um dos meus filmes preferidos e sempre que me falam em halloween eu penso sempre nese). No dia 25 como podem ver está lá um pequeno relógio, isso significa que muda a hora. Eu uso o relógio para este fim e também para quando tenho alguma coisa marcada, por exemplo dentista, e isso muda de hora (nesse caso meto o relógio ao lado do que está escrito).


Aqui estão mais alguns dos tais dias especiais. A gravata para o dia do pai, a flor para o início da primavera, o coelho para a páscoa (e o relógio da mudança de hora), o chapéu para o natal e o boneco (que é o Pinóquio) para o dia das mentiras,


Depois de todos os meses, com vistas mensais e semanais, tenho umas páginas dedicadas exclusivamente à escola. O sítio para marcar os testes/trabalhos vem logo em primeiro. Aqui, como deves imaginar, escrevo todos os testes e trabalhos de cada período. Depois disso tenho uma secção chamada notas. Aí escrevo todas as notas de tudo o que for avaliado, deixo uma página para cada disciplina assim tenho mais que espaço para escrever tudo. Depois disso começa o meu bullet journal. Vou escrever trabalhos de casa, coisas a estudar para os testes, coisas que tenho para comprar, tudo o que está na legenda pode vir a ser escrito. Escrevi "post sobre agenda" só para exemplificar: o quadrado está meio pintado porque já tinha começado e a data indica quando é que tem de estar feita.


Isto foi mais um "o que está na minha agenda" do que um DIY mas espero que tenham gostado ou tirado ideias. Acho que é bastante fácil de fazer: escolhe-se um caderno e mede-se as folhas para os quadrados ficarem mais ou menos do mesmo tamanho, depois é só começar a passar a caneta. E voilá têm uma agenda totalmente personalizada. Eu adoro ter tudo como eu quero e ao fazer isto sinto que não desperdiço tantas folhas como se comprasse uma agenda xpto com todas as "mariquices" que elas trazem.

2 comentários:

  1. Eu costumo comprar agendas, mas é uma coisa que depois acabo por não usar. Sou demasiado preguiçosa, para ver o que tenho xD

    ResponderEliminar