18.1.17

Capsule Closet || O que é? Como fazer?


Já ouviram falar de Capsule Closet ou Roupeiro Cápsula? Bem, esse vai ser o tema de hoje.

Não sabia que usava este método desde que me conheço! Sou aquele tipo de pessoa que tem muitas peças no roupeiro mas acaba sempre por usar as mesmas. Fazia uma seleção sem saber e é isso que é, mais ou menos, o Roupeiro Cápsula.

O que é?
É, basicamente, uma seleção de peças que se usam durante um ano ou estação. Isto é bom para quem quer diminuir o número de peças no roupeiro, por exemplo. Também é ótimo para não se fazer comprar em demasia e poupa-nos muito tempo na hora de escolher o que vestir.

Tipos de Capsule Closet
  1. Original: neste usa-se apenas 37 peças durante uma estação (primavera/verão e outono/inverno)
  2. Project 333: 33 peças para se usar ao longo de 3 meses (ou seja em cada estação do ano)
  3. Project 30x30: 30 peças para 30 dias
  4. Anual Capsule Closet: entre 50 a 60 peças para todo o ano. No entanto, há quem faça até às 100 peças para o mesmo período de tempo.
Estas peças já incluem roupa, calçado, casacos mas não estão incluídos os acessórios, roupa para andar em casa, roupa de dormir, de desporto, de praia e roupa interior.

Como se faz
Escolhem-se as peças para um determinado tempo e estação. As peças de outras estações guardam-se, de maneira a que só fiquem à vista as que usamos. Quando muda a estação, faz-se uma seleção de peças e guardam-se as que não usamos. No caso anual, não ficam guardadas nenhumas peças mas há um limite de peças. Claro que todos podem mudar o limite, os números são apenas indicações.

  1. Escolhe-se o tipo de Roupeiro Cápsula que se quer.
  2. Faz-se uma seleção das peças: uma sugestão que vos pode ajudar é fazerem 3 pilhas de roupa: a para o lixo (ou para aproveitarem o tecido/fazerem trapos), a boa e a que se pode dar (se não tiverem a quem dar podem sempre pôr nos contentores próprios ou dar a uma instituição).
  3. Compra-se o que falta: imaginem que não têm umas calças de ganga. Podem ir comprar se isso vos fizer mesmo falta
  4. Usam-se as peças durante o tempo que decidiram.
  5. Não se fazem mais compras: só se fazem se algo se estragar ou à medida que é necessário. Nada por impulso!
  6. No fim, começa-se a preparar o próximo e arrumam-se as peças da estação que não vamos usar.
Para quem é?
Há quem não se vai identificar com isto. Mas é muito bom para:
  1. Uma vida mais simples: já que não se fazem compras por impulso. Ou seja, ótimo para pessoas minimalistas.
  2. Compras mais pensadas: quantas vezes já compramos uma peça e acabamos por a usar 1 vez, ou pior!, nunca. Aqui vemos se algo nos faz falta e só depois é que a compramos.
  3. Vestir o que se gosta: como fizemos uma escolha das peças que gostamos e nos assentam bem não há stress na hora de escolher o outfit.
  4. Definir um estilo pessoal: mesmo que não saibam vocês têm um estilo próprio. Com isto, conseguimos descobrir o que gostamos mais de vestir e o que nos faz sentir bem.
  5. Quem viaja: seja em trabalho, estudos ou lazer, não há melhor altura para o fazermos! Como é preciso levar na mala pouca roupa, fazer o Roupeiro Cápsula é ótimo para termos vários outfis com um número limitado de peças.
Algumas dicas
  • Não é por dizer que se tem que ter x número de peças que vocês o têm que fazer, o número é apenas para indicação.
  • Escolher básicos é importante! Depois disso escolhe-se algo para ocasiões especiais e algo mais divertido (ou mesmo tendência).
  • Escolher uma paleta de cores, de acordo com o que gostamos e nos fica bem. 4 a 8 cores é ótimo. Até 4 dessas cores devem ser neutras e o restante pode ser o que quiserem. O importante é que as cores fiquem bem entre si.

É excelente para se fugir às compras por impulso, ou consumismo, e para estarmos bem sem demorar horas a decidir o que vestir. Já experimentaram fazer um Roupeiro Cápsula? Resultou? Gostariam de fazer um?

Se tiverem alguma dúvida ou dica, seja para um roupeiro destes ou para um post digam.

1 comentário:

  1. É verdade que gostava de experimentar, mas como não tenho imensa roupa acabaria por fazer pouca diferença, mas acho que é uma ideia exelente!

    ResponderEliminar