8.8.15

Regresso às aulas || Organização



Organização não é sinónimo de ter uma agenda, ter tudo arrumado, ter coisas caras, etc. Organização é, basicamente, saber onde cada coisa está. Se forem como eu vocês organizam-se na desorganização, isto é, têm tudo desarrumado mas sabem onde tudo está. Para a escola NÃO é fundamental ter uma agenda!

A MINHA EXPERIÊNCIA:
Até ao quarto ano nunca usei uma coisa para me organizar porque nem era preciso, os testes eram marcados de uma semana para a outra ou eram marcados numa sexta-feira e eram feitos na segunda-feira seguinte. No 5º ano mudei de escola, pois aquela onde eu estava era só escola primária, e fui para uma que vai do 5º ao 12º ano. Como mudei de "ares" e tinha uns 9/10 anos pensava que a escola era como nos morangos com açúcar, ou seja ensino secundário, e claro que me enganei. Nesse ano comprei uma agenda xpto que tinha o calendário escolar, cada dia estava numa página, tinha mapas do mundo e da europa (com as capitais), tinha áreas e volumes, verbos em inglês e francês e devia ter mais coisas que eu não me lembro. Conclusão: acabei por usar umas 10 páginas, e nessas páginas só escrevi "teste". Não foi uma boa maneira de me organizar.
Do 6º até ao 8º ano, usei um calendário escolar que tirava da net e foi sem dúvidas uma mais valia. Mas faltava espaço para eu escrever os detalhes dos trabalhos ou o que eu devia estudar para os testes. Então, a meio do 8º ano decidi fazer a minha própria agenda. Fiz um calendário mensal, muito mal feito mesmo, mas só assim me consegui organizar. No 9º ano, caí na desgraça das agendas e acho que só usei no primeiro período porque era o caos total! No 2º período, fiz outra vez a minha agenda e correu super bem desde aí e isso até se refletiu nas minhas notas!

A VERDADEIRA PERGUNTA: COMO ME ORGANIZAR?
  1. Acima de tudo procurem saber o que resulta para vocês: pode ser uma agenda com tudo e mais alguma coisa como pode ser uma simples ou até mesmo um calendário escolar!
  2. Se não gostam de agendas procurem outa coisa: há tantas opções para além da agenda! Têm o calendário escolar (é ótimo se só quiserem anotar os dias dos testes/trabalhos mas não têm espaço para detalhes), o bullet journal (que é uma espécie de agenda em que todos os dias fazem uma lista com o que têm de fazer), podem fazer como eu e criar a vossa própria agenda com o que precisam (é uma espécie de bullet journal mas não fazem listas diárias, se é que me faço entender), talvez vocês só se organizam com post its colados no espelho do quarto ou com um calendário de parede!
  3. Procurem printables no pinterest: existem vários printables (documentos que podem ser tabelas, calendários, decorações para festa...) no pinterest que nos ajudam a organizar bastante. Eu cheguei a usar estes! Pessoalmente já não uso porque eu tenho o meu método (o da tal agenda) e eu só me consigo organizar assim mas sei que muitos gostam de printables.

APONTAMENTOS ORGANIZADOS
Eu tenho letra de galinha! A minha letra é horrível e se eu escrever com muita pressa piora muito! O pior que me podiam fazer era avaliar o caderno diário, o que acontecia! No secundário sei que alguns professores ainda o fazem mas menos do que fazem no básico. Então estão a ver o meu problema, de período em período pediam o caderno diário e a avaliação podia fazer a diferença entre um 4 e um 5 porque "aluno de 5 tem um caderno organizado e com letra bonita" (não imaginam as vezes que eu ouvi isso). Eu não facilito e tive uma ideia:
  1. levar folhas (daquelas para o dossier) no caderno para escrever aí os apontamentos e depois quando chegar a casa passar tudo bonitinho para o caderno diário: Percebo que muitas de vocês (assim como eu) têm preguiça de passar as coisas 2 vezes mas vejam isso como um estudo diário! O vosso esforço acaba por compensar!
  2. não façam desenhos nas margens: se quiseres mesmo fazer desenhos faz na parte de trás do caderno (última folha), assim o caderno parece mais organizado do que realmente está!
  3. não são precisas 500 mil cores: muitas vezes 3 cores bastam! Uma folha com muitas cores nunca parece organizado, com muitas cores refiro-me a escreverem com 50 cores diferentes (sem serem títulos).
A organização não é uma coisa que eu possa dizer para fazerem de uma maneira ou de outra. Enquanto que eu me organizo de uma maneira, vocês organizam-se de outra. Então eu não posso dar muito mais dicas mas mesmo assim aqui vão mais algumas:

  1. tenham um caderno por disciplina (se usarem cadernos): acho que as únicas disciplinas a que isto não se aplica são as práticas, educação física e EV (não sei se é preciso caderno em
    EV, porque nunca tive, mas penso que não), e também aquelas em que escrevemos pouco, eu usava um caderno para ciências e físico-química e esse caderno deu para 2 anos!
  2. tenham sempre micas ou um portefólio: a não ser que queiram que os vossos testes ou trabalhos fiquem todos amarrotados, têm de ter uma coisa para os guardar.
  3. apontem datas importantes: como trabalhos, testes, apresentações orais e também os detalhes de cada uma.
  4. se tiverem muitas coisas para fazer ao mesmo tempo: comecem pelo mais importante.
  5. comecem a fazer os trabalhos ou apresentações orais quando souberem o que é para fazer: isto é, se o professor disser o que têm de fazer no dia 25 vocês começam o mais cedo possível e se poderem comecem no próprio dia. Assim têm uma ideia do que precisam de perguntar e têm mais tempo para o fazer com antecedência. Nunca deixem para o último dia.

Este foi o post de hoje! Não tem muitas dicas porque a organização não é uma ciência exata e não posso dizer que o que serve para mim vos possa servir, então foi um pouco complicado de criar este post mas espero que tenham gostado. Muitas das dicas que tinha pensado primeiro também servem para as dicas de estudo (aí também entra um pouco a organização da secretária) que vêm num post mais para a frente.
Se quiserem que faça um post específico digam-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário