3.9.15

Regresso às aulas || Dicas de estudo

Hoje trago 13 dicas de estudo! Muitas delas eu desconhecia até começar a pesquisar para fazer este post. A última tem sido a minha salvação durante anos!


  • Faz algum tipo de exercício físico ou vai dar um passeio antes de estudares: assim "deixas para trás" o stress e vais conseguir estar focada durante mais tempo.
  • Se estudares numa secretária/mesa arruma-a antes de começares: arrumar as coisas dá-te mais espaço para os livros, serás capaz de encontrar tudo mais depressa e, está comprovado, que se estudares num espaço arrumado (até rima!) consegues te lembrar da informação mais rápido e alivia o stress. Certifica-te também que tens luz para conseguires ver tudo. 
  • Mantém uma garrafa de água e snacks perto de ti (estas receitas podem ajudar): estar hidratada vai ajudar-te a não teres aquelas dores de cabeça ou a sensação de olhos secos durante o estudo. Atenção! Ambas também podem estar associadas à luz forte!
  • GOMAS: sim, go-mas! Em cada parágrafo mete uma goma, quando o acabares de ler podes comer a goma. Isto motiva qualquer um!
  • Idiomas: busuu: é um site que tem algumas línguas e pode ajudar na pronuncia e na maneira de escreveres uma palavra. O Duolingo também é uma opção apesar de não ter tanta variedade de idiomas como o Busuu. Se quiseres estudar no tablet ou telemóvel podes fazê-lo e eu acho divertido, o que precisas de fazer é ir à play store e procurar Fabulo ou a língua que desejas aprender/melhorar, descarregas e jogas. Podes usá-la quando quiseres porque não precisa de internet e também ajuda na pronuncia!

  • Ouve música: pode-te ajudar a focar. Podes ouvir o que quiseres, desde que consigas estudar e estar focada. Existem playlists já feitas no spotify para estudar, a mim não me ajudam mas nunca se sabe se te podem ajudar. Sons de animais, chuva e música instrumental são dos mais usados. Eu tenho que ouvir músicas que já conheço e gosto para me concentrar, se não o fizer acabo por me focar na música.
  • Torna o estudo interessante e diversificado: num dia estudas uma coisa no dia a seguir outra, ou então estudas um pouco uma coisa e depois a outra (no mesmo dia). Se optares pela última, começa pela que gostas menos e que tenhas mais dificuldades. Usa diferentes métodos: flash cards, esquemas, ler em voz alta, fazer mnemónicas, o que te ajudar. Tenta não fazer sempre o mesmo, porque se pode tornar chato.
  • Faz pausas: de 45 em 45 minutos tira 15 para fazeres o que quiseres.
  • Se usas sempre o telemóvel/tablet: usa Forest ou Pomodoro para não o usares. Se usas o computador, usa um site que te impeça de ires ao Twitter, Facebook, etc.
  • Se escreveres uma coisa a preto e outra a azul, é mais provável que te lembres da que estava escrita a azul.

  • Color Coding: é uma técnica de estudo bastante colorida. Podes usar canetas ou marcadores fluorescentes, o que interessa é meter cor! Usa uma cor para os conceitos, outra para as fórmulas, outra para teorias, outra para as datas importantes, etc. O que importa é usares uma cor diferente para um propósito diferente.
  • Faz um mini teste: quer sejam perguntas do livro ou do caderno de atividades ou até mesmo da internet, o que é importante é perceberes o que sabes e o que tens que melhorar. Depois foca-te no que tens que melhorar em vez de passares o tempo de estudo a estudar o que já sabes.
  • Resumos.net: têm imensos resumos (como o nome indica) e pode ser que te ajude! A mim ajudam-me sempre em história.

Tens mais dicas? Quais são os teus métodos de estudo? Destas dicas quais não conhecias?

1 comentário: